A segunda geração de Lojas do Cidadão vai ter um primeiro espaço já em Dezembro, através da loja que abrirá em Odivelas com a organização dos serviços em função dos acontecimentos de vida do cidadão e não das repartições da Administração Pública. José Sócrates, primeiro ministro, adiantou hoje no debate mensal no Parlamento que no próximo ano seguem-se mais 30 lojas do género, que já estão a ser preparadas, sendo o objectivo do Governo abrir uma Loja do cidadão em cada concelho a médio prazo.

Até final do ano José Sócrates garantiu ainda que todos os sites governamentais vão estar adaptados à acessibilidade de cidadãos com necessidades especiais, sendo que no prazo de seis meses todos os serviços que exigem interacção com o cidadão - como o preenchimento de obrigações fiscais - vão ser acessíveis.

Esta é uma promessa já antiga mas que tarda em ser concretizada apesar de ter estado na agenda de vários Governos e de ter sido anunciada por várias vezes e diferentes governantes.

No debate mensal, hoje reservado ao tema do Plano Tecnológico e eGov, José Sócrates voltou a reforçar a importância que este plano tem no desenvolvimento económico em Portugal, relembrando a alteração do ciclo de exportações com o crescimento das exportações tecnológicas desde Novembro de 2006 e o investimento de grandes empresas como a Microsoft, Cisco e Nokia em Portugal.

O primeiro ministro voltou a referir ainda os recentes relatórios ligados à melhoria de situação no Governo electrónico, já ontem amplamente citados na conferência que decorre em Lisboa.

Entre as promessas adiantadas no discurso de José Sócrates está a ligação dos centros de saúde aos hospitais a partir do próximo ano, permitindo aos médicos de família marcar directamente consultas de especialidade nos hospitais por via electrónica.

Notícias Relacionadas:

2007-09-20 - Sócrates sublinha que e-Gov é uma prioridade do Governo
2005-12-03 - Presidência da UE aponta falhas na acessibilidade de pessoas com deficiências a sites públicos
2003-03-17 - Governo apresenta programa ACESSO da UMIC