Os actuais responsáveis pelo serviço Peer-to-Peer de partilha de músicas pela Internet Songspy - recentemente adquirido pela IMG Entertainment - anunciaram recentemente que vão passar a pagar os royalties das faixas que disponibilizam online aos respectivos autores, através das empresas discográficas que os representam, mantendo no entanto o serviço gratuito para os seus ciberutilizadores.



Os detentores do site estão a desenvolver um software que lhes permitirá verificar quais as músicas mais requisitadas para download. Baseando-se na frequência de download dos ficheiros de música, a tecnologia possibilitará ao Songspy determinar a compensação às empresas discográficas, para que depois as mesmas possam pagar os royalties aos artistas que representam.



A tecnologia deverá estar concluída dentro de três meses, e a concretizar-se o anunciado, o Songspy será o primeiro portal do seu género a pagar royalties à indústria discográfica.



Os utilizadores do Songspy ganham pontos por cada download efectuado que depois podem ser trocados por descontos em CDs, t-shirts e outros items. De acordo com o noticiado pela Europemedia, as receitas da venda destes produtos irão servir para pagar os royalties.



Notícias Relacionadas:

2002-08-01 - Pressplay actualiza serviço de música online

2002-07-26 - Redes P2P podem ser alvo de medidas mais rígidas para proteger direitos de autor

2002-07-04 - Companhias discográficas reforçam luta contra os serviços online de partilha de ficheiros