Os tops não são uma novidade no Spotify. Quem usa a app de streaming, pode facilmente ficar a saber quais são as músicas que as pessoas mais estão a ouvir no seu país, quais são as mais badaladas em França, nos EUA, por género musical e muito mais. No entanto, depois de vários anos a organizar esta informação num formato limitativo, como é o caso das playlists desta plataforma, a empresa decidiu lançar um site dedicado ao exercício de destacar as faixas e os artistas mais populares em todo o mundo.

Para além do site, vai ser possível conhecer novos "tops", onde serão organizadas as 200 músicas mais reproduzidas em 17 géneros musicais distintos. Estas listas serão curadas editorialmente e terão playlists complementares para que possa explorar faixas adicionais e o restante trabalho de alguns dos artistas em destaque.

A cada sexta-feira, serão atualizados os tops de artistas, onde poderá conhecer os 200 mais populares em todo o mundo, bem como nos 65 principais mercados do Spotify, onde se inclui Portugal. Algumas cidades mundiais terão também direito a tops locais.

Os artistas vão poder receber notificações para ficarem a par das músicas que vão conquistando lugares nos tops. O Spotify vai ainda atribuir cartões promocionais aos que tiverem músicas particularmente bem sucedidas.

No segmento dos podcasts, onde já é possível conhecer o top dos mais populares, passará também a ser possível ver quais são os episódios mais ouvidos.

Toda esta informação vai estar detalhada num novo site, onde todos os tops serão condensados e organizados por filtros. Para ficar a conhecer o novo Spotify Charts, siga este link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.