O Spotify está a trabalhar numa nova ferramenta que fará com que os utilizadores daquela plataforma de streaming possam bloquear determinados artistas. Na prática, isto fará com que a sua música seja excluída de qualquer playlist ou rádio que o utilizador oiça, sendo que as únicas músicas que não poderão ser excluídas são aquelas em que o artista participa a convite do músico principal. De acordo com a Thurrot, a opção está a ser testada por um grupo restrito de utilizadores.

Note que a existência de um programa beta, onde esta funcionalidade está a ser testada, não significa, necessariamente, que a mesma venha a ser materializada no Spotify que está disponível para a generalidade dos consumidores.

Sabe quem é o artista mais ouvido de sempre no Spotify?
Sabe quem é o artista mais ouvido de sempre no Spotify?
Ver artigo

O que ainda fica por esclarecer é se esta opção vai chegar às contas de todos os utilizadores, ou apenas daqueles que subscrevem o programa Premium. Se este segundo cenário se confirmar, o Spotify pode ainda conceder um número limite de bloqueios a quem usa a plataforma gratuitamente.

Como sublinha a imprensa internacional, esta opção pode gerar dados muito interessantes para o Spotify, que pode até tomar decisões comerciais com base no número de bloqueios que a sua comunidade atribui a um dado artista.

Em consequência, dispensar os direitos de um grupo de artistas pode até ajudar a empresa sueca a reduzir a folha de despesas. Certo é que, a chegar à versão final da plataforma, os utilizadores vão ganhar uma dimensão de poder que não tinham até agora.