Em outubro de 2008 nascia o serviço que pretendia criar uma alternativa legal e melhor à pirataria ao mesmo tempo que compensava os artistas pela sua arte. Dez anos depois, o Spotify tornou-se uma ferramenta essencial para a promoção e divulgação de artistas e transformou a maneira de ouvir música para sempre.
Para comemorar uma década de existência, o Spotify lançou uma campanha em que dá a conhecer os artistas, as músicas e os álbuns mais ouvidos da década, bem como a música mais transmitida em cada ano, desde o seu lançamento.
No topo dos artistas mais ouvidos de sempre está o rapper Drake, logo seguido de Ed Sheeran. Em relação às músicas, os papéis invertem-se com a “Shape of You”, do britânico a ser a mais escutada de sempre. Com o álbum “Divide”, o artista faz o pleno e lidera a respetiva tabela.
Também como parte das celebrações, a plataforma vai disponibilizar uma lista de reprodução "Decade of Discovery", que irá incluir as músicas ouvidas por streaming ao longo destes últimos 10 anos.
O Spotify soma 180 milhões de ouvintes ativos mensais em 65 países e tem um reportório de mais de 40 milhões de músicas e podcasts, bem como mais de três mil milhões de playlists criadas pelos utilizadores. O serviço de streaming também revela que, desde o seu lançamento, já pagou mais de 10 mil milhões de euros aos titulares de direitos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários