
Em março, a SpaceX revelou as suas ambições de dar mobilidade à Starlink, de modo a que o seu serviço de Internet pudesse ser usado em grandes veículos, barcos e aeronaves. Agora, Elon Musk dá a conhecer que a Starlink poderá tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021.
Em resposta a um utilizador da rede social, o CEO da SpaceX explica que ainda serão necessários mais lançamentos de satélites Starlink para conseguir concretizar o projeto, assim como algumas atualizações importantes ao software.
A SpaceX já submeteu à Federal Communications Commission (FCC) um pedido para avançar com a proposta. Nele, a empresa detalha que o objetivo é obter uma licença de operação mais ampla que permita a criação de estações terrestes móveis, expandindo as capacidades do serviço da Starlink.
Apesar de não indicar se as estações terrestres móveis a ser utilizadas contarão com um design diferente das atuais antenas, o documento indica que os terminais poderão ser colocados, por exemplo, no mastro de um barco, ou no topo de um camião. Além disso, as antenas móveis terão de ser instaladas por profissionais.
Além das suas ambições móveis, a SpaceX continua a avançar com o seu programa de testes beta ao serviço de Internet da Starlink. Em março, a empresa criou uma subsidiária em Portugal chamada Space Exploration Technologies Portugal, com uma capacidade de fornecer o acesso à internet a 50 mil utilizadores no país. Até ao final de 2021 prevê chegar aos 16 mil utilizadores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários