O organismo suíço de protecção de dados vai levar a Google a tribunal por causa do Street View. O serviço, que adicionou uma camada de vista de rua ao Google Maps, tem gerado polémica em vários países e deixado em alerta as organizações de defesa da privacidade, já várias vezes chamadas a intervir.

Na Suíça a empresa também já tinha sido chamada a atenção pelo organismo de protecção de dados, que solicitou alterações à forma como as imagens são apresentadas no serviço, por considerar que rostos e matrículas de carros eram demasiadas vezes perceptíveis.

O comissário da protecção de dados anunciou hoje que na ausência de medidas correctivas por parte da Google vai levar a empresa aos tribunais. O primeiro passo do processo foi um pedido de providência cautelar, que pede a remoção de todas as imagens da Suíça constantes do Street View, até que haja uma decisão judicial sobre o assunto.

O organismo suíço contesta o facto do serviço permitir identificar pessoas em locais sensíveis, como escolas, prisões ou hospitais, bem como o facto das câmaras que recolhem as imagens o fazerem a uma altura superior à da vista de uma qualquer pessoa que passeie nas ruas, o que dá acesso a imagens com capacidade para mostrar o que está acima de muros e vedações.

A Google já reagiu e diz que vai usar todos os recursos para provar que o serviço não está a violar a legislação do país.