A história ao deitar é um mimo que a maioria dos pais gosta de oferecer aos seus filhos, mas as exigências dos mais novos nem sempre se compadecem com a ausência de fontes renovadas ou com a falta de, digamos, “criatividade” dos progenitores ao fim de um cansativo dia de trabalho.

O ideal era ter um livro onde fosse possível ir buscar uma história nova para contar todos os dias... Livro talvez não exista, mas existe a “inesgotável” Internet e na Internet até pode encontrar um site em português de Portugal com o sugestivo título História do Dia. Os textos são de António Torrado e as ilustrações de Cristina Malaquias e, além da actualização narrativa diária, há um arquivo onde se guardam todas as histórias publicadas desde o lançamento do portal.



Para os mais “tradicionalistas” aconselham-se sites como O Mundo das Fábulas ou o Contos de Andersen. O primeiro reúne as histórias de Esopo, Fedro e Jean de la Fontaine e o segundo, tal como o nome indica, algumas das narrativas imaginadas por Hans Christian Andersen.



Em todos os sites mencionados existe a possibilidade de narrar a história, dá-la a ler aos seus filhos ou simplesmente usufruir da narração disponibilizada.



A maioria destes espaços online comporta também interactividade, tendo associados jogos e outras acções que cativam bastante os mais jovens. É o caso do Sítio dos Miúdos e do Júnior cujas histórias convidam ao clique do início ao fim. Estes dois portais apresentam-se divididos em várias áreas recreativas relacionadas com determinada faixa etária, reservando em cada uma delas espaço às histórias.