A possibilidade de manter contactos profissionais sempre actualizados, divulgar um currículo e oportunidades de negócio ou carreira em que estaria interessado/a são funcionalidades integradas em alguns serviços web, que replicam as características de redes sociais mas com objectivos empresariais.

Os utilizadores portugueses já aderiram de forma massiva a estes serviços e é provável que até já tenha recebido alguns convites para integrar redes de utilizadores de dois dos mais populares, Plaxo e Linked In, cujas principais funcionalidades o TeK avaliou.

Contactos auto-actualizados

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Com o actual ritmo de mudanças de empresa, ou de funções dentro da mesma estrutura ou grupo, é muitas vezes difícil manter uma rede de contactos sempre actualizada. Os cartões em papel ainda não deixaram de ser acessórios utilizados no mundo dos negócios, nem mesmo os cartões electrónicos ou os vCards os substituíram, mas a verdade é que ficam rapidamente obsoletos.

O Plaxo é uma das soluções para este problema, já que pode importar os seus actuais contactos e enviar emails para que sejam as próprias pessoas a validar se a informação ainda se mantém verdadeira. Caso os seus contactos aceitem o convite para se inscreverem no serviço, que é gratuito na versão base, vai beneficiar o facto de receber sempre a informação sobre actualização de dados profissionais e contactos, o que pode ser útil.

Pode ainda fazer a ligação a informação pessoal, como as datas de aniversário, sendo sempre avisado sobre esses eventos para não se esquecer de felicitar amigos e colegas nesses dias importantes.

Actualmente o Plaxo conta com mais de 15 milhões de utilizadores e está integrado com uma série de serviços do Yahoo e do Google, entre outros.

Sinergias profissionais

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O Linked in já está também integrado com o Plaxo, mas as suas funcionalidades são mais alargadas, permitindo a inserção de um conjunto de informações de carreira e percurso académico, assim como a declaração de oportunidades de negócio e/ou emprego em que estaria interessado.

O principio básico parte também da construção de uma rede de contactos online, por ligações profissionais ou académicas, enviando convites a quem está ou não ligado ao serviço.

É também possível fazer uma pesquisa entre os utilizadores do serviço sobre pontos comuns – quem trabalho na mesma empresa, estudos na mesma universidade ou teve envolvido em projectos comuns.

À medida que a rede é alargada vai tendo acesso directo ou indirecto a um maior número de pessoas, mantendo sempre alguma informação privada se assim o desejar. Caso não queira partilhar o endereço de email, por exemplo, será o próprio serviço do Linked In que estabelecer a ligação entre duas pessoas, evitando a utilização de endereços para envio de spam.

Tal como noutros serviços, sempre que um contacto actualiza a sua informação profissional será notificado das alterações, uma forma simples e confortável de se manter sempre a par do que se passa entre os seus colegas e amigos.