O exercício físico está cada vez mais na moda. Uma maior consciência da sua importância para a saúde e uma vida cada vez mais sedentária têm sido elementos chave para que isso aconteça. Há cada vez mais gente nos ginásios e certamente há um número ainda maior de pessoas a pensar que desta primavera não passa, o início dessa postura mais proactiva no que diz respeito ao exercício físico. Até que consiga transformar esse desejo em realidade podemos dar-lhe uma ajuda e partilhar algumas ajudas que encontrámos na net, em português.



Relaxar das horas passadas em frente ao PC



Quem passa muitas horas ao computador sabe que é difícil manter a postura e evitar dores nas costas, no pescoço, nas pernas, etc. Começamos por aí. Existem na net muitos conselhos gratuitos para relaxar da posição em que passa a maior parte das horas do dia. Recomendamos um leque deles preparado do outro lado do atlântico. A Cooperativa do Fitness disponibiliza um conjunto de exercícios que o farão perder cinco minutos de produtividade, mas ganhar mais disposição para as restantes horas do dia que terá de passar em frente ao computador. Aqui pode encontrar simples exercícios de relaxamento, exercícios para o pescoço, mãos, braços, troncos e por aí fora. Tudo adaptado ao ambiente laboral.




Malditos quilos a mais



Quando chegar a casa pode ser mais expansivo nos exercícios e avançar para campos que no escritório certamente iriam parecer estranhos aos olhos dos colegas. No canal Mulher do SAPO as desportistas de fim-de-semana do sexo feminino podem tirar algumas ideias. Vídeos e artigos apontam exercícios e fornecem conselhos para quem faz exercício em casa, quer saber mais sobre alongamentos, alternativas aos exercícios tradicionais ou principais benefícios do exercício físico.



Musculação para ele e para ela



Numa lógica mais unisexo existe também muita informação online disponibilizada por ginásios que complementam as suas páginas de apresentação online com exercícios que vão desde a manutenção a séries que exigem maior dedicação, fôlego e determinação. Deixamos o exemplo da Sem Limites.




Ginásico online



Se os seus planos desportivos forem mais ambiciosos do que fazer apenas uns exercícios em casa mas menos rigorosos que um programa de deslocação ao ginásio 3 vezes por semana também existem soluções. Ginásios online, já ouviu falar? Existem! Descobrimos o SLife que propõe um programa alargado de exercícios em várias categorias, à distância. Embora também tenha informação de acesso gratuito, as aulas online e o acesso a um personal trainer (em casa ou via web) só estão disponíveis para sócios.




Exercício físico depois dos sessenta



Não lhe damos novidade nenhuma ao dizermos que o exercício físico é importante em qualquer idade. A máxima é válida também para as pessoas de mais idade. Mesmo que já não possam fazer os 200 metros barreiras há muitos exercícios que podem praticar para manter a forma e distrair a mente. É para esses que referimos o Exercícios Sem Riscos para Lá dos Sessenta, um documento da Organização Mundial de Saúde, traduzido para português e revisto pela Direcção-geral de Saúde, que está também ele já em idade avançada, mas sem perder a actualidade. Saber tudo o que deve e não deve fazer obriga a que o exercício físico seja precedido de um exercício de leitura de 48 páginas (se quiser ler todo o documento), compensador para quem precisa de informação detalhada, adaptada a diferentes estados de saúde.