Se tem um problema a reportar, uma queixa contra uma empresa que lhe prestou mau serviço ou quer denunciar um crime, a Internet pode ser a melhor forma de actuar. Tirando partido da rede as possibilidades de cidadania activa estendem-se e criam pressão pública sobre entidades contra as quais os cidadãos tinham antes muito menos poder. E a verdade é que esta é uma situação a que as empresas estão atentas, tentando minimizar os efeitos negativos que estas queixas podem causar na sua imagem.

Entre os sites portugueses onde é possível apresentar uma queixa, ou manifestar o seu descontentamento, o TeK recolheu alguns links que podem facilitar o processo.

Para quem quer reportar um crime foi recentemente criado o Sistema de Queixa Electrónica do Ministério da Administração Pública que pretende facilitar a apresentação de queixas e denúncias à GNR, à PSP e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Estão abrangidos neste site a Ofensa à Integridade Física; Violência Doméstica; Maus Tratos; Tráfico de Pessoas; Lenocínio; Furto; Roubo; Burla; Danos contra a Natureza e Poluição, entre outros crimes.

Para fazer uma queixa é preciso identificar-se, mas o site tem uma possibilidade interessante de "esconder a visita" que permite substituir rapidamente a página por uma outra que tivesse visualizado antes.

Se a questão está relacionada com a violação de dados privados, a queixa deve ser apresentada à Comissão Nacional de Protecção de dados, através do preenchimento de um formulário disponibilizado no site onde pode indicar a entidade contra a qual pretende reclamar e a razão da reclamação.

Para assuntos do dia-a-dia há ainda variadíssimas hipóteses de queixas. No Queixas.co.pt aceitam-se reclamações de todas as áreas, do Estado aos serviços de bancos e telecomunicações, que normalmente lideram os tops. O mesmo se passa no Queixas na net.

A moda das queixas atinge até os Ecopontos, com o site O meu Ecoponto a permitir que os utilizadores reclamem sobre o estado em que este se encontra, pedindo limpeza ou esvaziamento. Já para não falar nos buracos nas ruas, ou a falta de iluminação pública, que algumas câmaras puseram à disposição dos munícipes, como é o caso da Câmara Municipal de Lisboa, que lhe chama Site de Ideias e por isso espera também contribuições positivas.

A lista é certamente muito mais extensa e estes são apenas alguns exemplos. Há sempre a hipótese de pedir o Livro de Reclamações em papel, se na Internet não encontrar equivalência.

Como última nota vale a pena saber que os direitos dos cidadãos estão explicados no site da Direcção Geral do Consumidor, na página "Reclamar: Quando, Como e Onde", uma referência importante para poder exercer de forma mais consciente e cívica os seus direitos.