O número de mensagens de correio electrónico que transportam ofertas falsas, dissimulando uma tentativa de fraude, aumentou de forma exponencial no passado mês de Maio. Numa comparação com o mês anterior o aumento verificado é de 226 por cento, refere um estudo divulgado pela IBM.



Em comum este tipo de mensagens, que usam diferentes esquemas de apresentação, têm como objectivo sacar dados pessoais e confidenciais ao utilizador, que serão posteriormente usados em tentativas de fraude, vulgarmente designadas por ataques phishing.



A IBM regista que no mesmo mês o número de mensagens com vírus também cresceu, em cerca de 33 por cento, aumentando para 3,12 a percentagem de mensagens de correio electrónico que circulam na Internet com vírus. No que respeita ao spam mantiveram-se os níveis registados nos meses anteriores. Segundo estes números, 68,7 por cento das mensagens de correio electrónico em circulação na Internet eram spam.



O relatório explica que o aumento no número de vírus e de tentativas de fraude está correlacionado, uma vez que a técnica usado pelos hackers para fazerem este tipo de ataques é lançar vírus que tomam o controlo das máquinas afectadas (computadores zombie) e servem de plataforma de projecção para as mensagens de spam.



Notícias Relacionadas:

2005-03-30 - Ataques de phishing crescem ligeiramente em Fevereiro


2005-03-10 - Crimes de phishing realizados em Portugal aumentam de forma substancial em 2004