A Texto Editores apresentou hoje à imprensa um novo formato electrónico para os manuais escolares do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, disponível a um preço 40 por cento inferior ao mesmo livro em papel. A editora acredita que o E-Book Escolar pode revolucionar o conceito tradicional de manual escolar, tirando partido das tecnologias de pesquisa e visualização oferecidas pelas aplicações de leitura de formatos electrónicos.



Os manuais escolares editados pela Texto para o ano de 2005/2006 estão desde já disponíveis em formato electrónico e podem ser adquiridos na livraria online Mediabooks.pt. Depois da aquisição e do download do ficheiro este pode ser consultado offline.



Na lista dos ebooks estão 134 títulos, entre manuais e cadernos de exercícios, todos com um desconto de 40 por cento em relação ao valor de capa do livro em papel. Os professores e as escolas que adoptarem manuais da Texto Editores vão, porém, ter acesso gratuito a estes ebooks de forma a poderem tirar partido das suas funcionalidades em espaço de aula, projectando imagens ou apresentando diversas formas de visualização das páginas e gerindo os exercícios a colocar aos alunos.


A Texto Editores indica ainda que as características do formato E-Book poderão ser potenciadas para o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais, tirando partido de funcionalidades como o aumento do tamanho dos caracteres e imagens e a manipulação do texto para uma eventual conversão para Braille ou áudio.




O eBook é apresentado como mais um recurso escolar, que complementa o formato de papel, mas as funcionalidades de pesquisa rápida, anotações sobre o texto base, marcação para consulta, entre outras, alargam o seu potencial.

Notícias Relacionadas:

2004-05-22 - Infopédia renovada em altura de primeiro aniversário

2003-01-21 - Texto Editora com conteúdos da BN Digital nos seus sites