"Violência doméstica" é a palavra do ano 2019 em Portugal. O anúncio da Porto Editora foi feito no mesmo dia em que a Sociedade Americana do Dialeto revelou a palavra da década (2010-2918) na América do Norte, neste caso depois da votação dos membros que fazem parte da instituição.

No caso de Portugal, a votação foi feita pelos portugueses e, à semelhança do caso norte-americano, houve uma "luta renhida" entre dois termos. Dos mais de 20.000 votos únicos registados no site,  27,7% dos portugueses elegeram "violência doméstica" como a palavra do ano, sucedendo-se à eleita em 2018, "enfermeiros". A decisão surge depois de em novembro a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva ter anuciado que de janeiro de 2019 a 22 de novembro de 2019 morreram 33 pessoas vítimas de violência doméstica.

Apenas a 0,1% de distância ficou a palavra "sustentabilidade", que "liderou a votação desde o início até praticamente o final da votação", explica a Porto Editora. Em terceiro lugar surge a palavra "desinformação", registando 13,8% dos votos.

No caso norte-americano, e relativamente à década de 2010 a 2019, os resultados foram bem diferentes. Com 128 votos, o termo "They", que inclui qualquer género, foi o grande vencedor com 128 votos. A palavra "Meme" foi a que deu mais “luta”, arrecadando 110 votos. Em terceiro lugar, e num ano em que as alterações climáticas foram um assunto bastante popular, ficou a palavra "climate". A Sociedade partilhou no Twitter as contagens da votação.

A lista inclui ainda expressões como "#BlackLivesMatter" e "#MeToo", esta último a fazer referência a um movimento feminino contra o assédio sexual e a agressão sexual que começou a tornar-se viral em 2017. "Emoji" e "Selfie" também surgiram nos votos, mas foram dos menos votados.

Conheça as 24 palavras (e notícias) que marcaram as pesquisas dos portugueses em 2019
Conheça as 24 palavras (e notícias) que marcaram as pesquisas dos portugueses em 2019
Ver artigo

Em Portugal, e ainda em 2019, a Priberam e a Agência Lusa juntaram-se pelo terceiro ano consecutivo para ilustrar as 24 palavras mais pesquisadas pelos mais de 38 milhões de utilizadores do seu dicionário online. "Pináculo", "subvenção" e "pirralha" foram alguns dos termos.

Nota da redação: o título e a notícia foi atualizada com informação da palavra do ano em Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.