"Violência doméstica" é a palavra do ano 2019 em Portugal. O anúncio da Porto Editora foi feito no mesmo dia em que a Sociedade Americana do Dialeto revelou a palavra da década (2010-2918) na América do Norte, neste caso depois da votação dos membros que fazem parte da instituição.
No caso de Portugal, a votação foi feita pelos portugueses e, à semelhança do caso norte-americano, houve uma "luta renhida" entre dois termos. Dos mais de 20.000 votos únicos registados no site, 27,7% dos portugueses elegeram "violência doméstica" como a palavra do ano, sucedendo-se à eleita em 2018, "enfermeiros". A decisão surge depois de em novembro a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva ter anuciado que de janeiro de 2019 a 22 de novembro de 2019 morreram 33 pessoas vítimas de violência doméstica.
Apenas a 0,1% de distância ficou a palavra "sustentabilidade", que "liderou a votação desde o início até praticamente o final da votação", explica a Porto Editora. Em terceiro lugar surge a palavra "desinformação", registando 13,8% dos votos.
No caso norte-americano, e relativamente à década de 2010 a 2019, os resultados foram bem diferentes. Com 128 votos, o termo "They", que inclui qualquer género, foi o grande vencedor com 128 votos. A palavra "Meme" foi a que deu mais “luta”, arrecadando 110 votos. Em terceiro lugar, e num ano em que as alterações climáticas foram um assunto bastante popular, ficou a palavra "climate". A Sociedade partilhou no Twitter as contagens da votação.
A lista inclui ainda expressões como "#BlackLivesMatter" e "#MeToo", esta último a fazer referência a um movimento feminino contra o assédio sexual e a agressão sexual que começou a tornar-se viral em 2017. "Emoji" e "Selfie" também surgiram nos votos, mas foram dos menos votados.
Em Portugal, e ainda em 2019, a Priberam e a Agência Lusa juntaram-se pelo terceiro ano consecutivo para ilustrar as 24 palavras mais pesquisadas pelos mais de 38 milhões de utilizadores do seu dicionário online. "Pináculo", "subvenção" e "pirralha" foram alguns dos termos.
Nota da redação: o título e a notícia foi atualizada com informação da palavra do ano em Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários