A inovação tecnológica far-se-á sentir de várias formas no quotidiano das pessoas durante a próxima década, apesar das ferramentas de comunicação de voz, como o telemóvel, e o correio electrónico serem os dois sistemas com maior popularidade em 2010, indica um estudo ontem divulgado pela Deloitte.

O mesmo relatório refere que em 2010 as novas tecnologias serão frequentemente utilizadas, em mais locais e para mais fins do que nunca. As fronteiras do local de trabalho serão menos rígidas uma vez que haverá uma maior generalização do offshoring, do tele-trabalho e das equipas virtuais. Esta realidade fará com que os limites entre a vida profissional e a vida particular sejam ainda menos claros no final desta década dada a universalidade das capacidades de ligação e comunicação que se irão atingir.

O estudo indica ainda que a adopção das inovações tecnológicas fará parte da realidade do ensino em todo o mundo. A utilização de quadros digitais, a extranet para os pais e os trabalhos em computador serão comuns, bem como as aulas em casa através de alguns instrumentos emergentes, como o gravador de vídeo digital (DVRs).

A Deloitte avisa porém que nem tudo é positivo, já que com estes meios será mais fácil do que nunca "copiar", uma vez que as tecnologias sem fios, notas online e outros meios electrónicos de apoio às aulas "podem facilitar a comunicação entre alunos que estejam em exames", refere Carlos Freire da Deloitte, em comunicado.

No relatório antecipa-se também que as inovações tecnológicas estarão ao serviço da segurança dos transportes sendo esperada a criação de sistemas robóticos para a prevenção de acidentes rodoviários.

"A tecnologia estará mais presente do que nunca na nossa vida - desde o carro à sala de aula, desde a sala de estar ao escritório, basicamente em toda a parte [...] seja num mesmo local ou em movimento", refere Carlos Freire.

Notícias Relacionadas:

2005-02-20 - Deloitte avança tendências do sector das TIC para 2005

2005-01-05- IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI