Chama-se Time Tracker e é uma ferramenta de monitorização do tempo trabalhado pelos colaboradores nas empresas, desenvolvida pela multinacional Talentia, especialista em software para as áreas de recursos humanos e finanças.
Uma das componentes da solução é a funcionalidade Clock in/Clock out, que permite ao colaborador registar todo o tempo de trabalho, e pausas, ativando e desativando um contador. Este contador pode ser usado a partir de qualquer dispositivo móvel, desde que esteja ligado à internet e, como explica a Talentia, “acompanha o tempo de trabalho em tempo real”. Vai facilitar o pré-preenchimento da respetiva Timesheet eletrónica de registo de tempo trabalhado, simplificando a tarefa ao trabalhador, e os processos de aprovação e análise de informações dos responsáveis das equipas e dos recursos humanos.
Como explicou ao SAPO Tek Miguel Vergamota, o conceito pode ser "útil nos mais diversos setores, dependendo dos objetivos, da forma como for implementada e como forem parametrizados os processos”. Ainda assim, a empresa antecipa que será uma especial mais-valia em atividades onde os colaboradores trabalham simultaneamente em mais do que um projeto ou cliente. “Pode tornar-se uma ferramenta essencial para conseguir uma melhor gestão do tempo e mais visibilidade e rapidez de aprovação por parte dos gestores de equipa”, acrescenta o Sales Director HCM Iberia & Latam da Talentia Software, explicando também que esta é uma ferramenta para gerir o tempo associado a centros de custo.
A Talentia sublinha que um dos grandes motes para criar o Time Tracker é dar às empresas uma visão e capacidade de análise melhoradas, relativamente a aspetos como a assiduidade dos colaboradores, horas extraordinárias e rentabilidade dos projetos. Estes recursos, potenciados pela componente de analítica avançada da solução, vão, por exemplo, facilitar a comparação de custos internos dos recursos com as horas a faturar.
Por outro lado, o software é apresentado como um instrumento para a modernização e automação dos processos, porque permite que os gestores sejam notificados (por e-mail, MS Teams ou mesmo por WhatsApp), sempre que houver uma nova Timesheet pronta para ser aprovada, ou um pedido de aprovação de horas extraordinárias.
Mas será que os colaboradores encontram as mesmas vantagens numa ferramenta como o Time Tracker? A Talentia diz que ainda não é possível recolher esse feedback, porque o módulo é muito recente. Ficou pronto no final do ano e embora já tenha sido vendido a vários clientes em Portugal, Espanha e França, ainda não se encontra em utilização. Os processos de implementação estão a arrancar agora.
Miguel Vergamota reconhece que “a ideia de um medidor de todo o tempo trabalhado deve ser trabalhada dentro da cultura de cada empresa”, mas também esclarece que para a software house, a intenção foi desenvolver uma ferramenta que seja uma “ajuda no dia-a-dia dos colaboradores e uma mais-valia para a gestão das equipas, e não interpretada como um policiamento do cumprimento de todas as tarefas”.
Caberá às empresas desmistificar as reticências que uma solução como o Time Tracker pode levantar, fazendo os “colaboradores compreender (ainda melhor) que os dados são valiosos para as empresas e necessários para análises de custos de alocação de recursos, KPIs de rentabilidade e melhorias nos processos”, acredita o responsável da Talentia. “Não se trata de uma questão de controlo, mas sim de encontrar uma forma transparente e simples de registar tempos de trabalho, que para além disso permite uma melhor organização do próprio colaborador e uma melhoria da produtividade geral, ao simplificar o acompanhamento dos gestores e membros da equipa”.
Numa altura em que o trabalho híbrido e flexível ganhou escala, as ferramentas de apoio a uma gestão eficaz das equipas também cresceu significativamente e o Time Tracker explora essa oportunidade de negócio identificada. As expectativas de adesão ao produto são elevadas. “Olhando ao número de clientes nossos que, em tão pouco tempo, já optou por incluir este módulo nas suas soluções, consideramos que a ferramenta está a ter uma ótima aceitação por parte do mercado e que se consolidará ainda mais em pouco tempo”, remata Miguel Vergamota.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários