O YouTube está a disponibilizar - ainda em fase de testes - uma nova funcionalidade que permite executar listas de reprodução com temas de um mesmo artista, compiladas automaticamente pelo serviço e tocadas em contínuo.

Chama-se YouTube Disco e obedece à máxima "Find. Mix. Watch" (procura, mistura e vê) e permite usar o serviço como se de uma espécie de leitor de música se tratasse, mantendo os utilizadores "agarrados" ao site por mais tempo.

O utilizador só precisa de introduzir o nome de um artista ou tema e o site gera, a partir do seu acervo de vídeos, uma playlist com essa e outras músicas do mesmo autor, que são reproduzidas sequencialmente sem necessidade de voltar aos comandos.

O serviço fornece também um perfil bibliográfico do artista, sugestões de cantores e bandas que considera "relacionados" com o que foi seleccionado e de temas que pode querer adicionar à lista de reprodução apresentada - um pouco a lembrar o que faz, por exemplo, a Last.fm.

Se o internauta estiver registado no YouTube, a lista pode depois ser baptizada e guardada, "para mais tarde recordar".

Segundo a CNet, o YouTube conta com centenas de milhões de utilizadores por mês, mas em média estes dedicam apenas cerca de 15 minutos ao serviço em cada visita. O objectivo da Google é aumentar o tempo de permanência no site.