O DNS .PT tem em curso a segunda fase de implementação do protocolo Registry-Registrar, um processo que vem simplificar o processo de troca de informação entre a FCCN e os agentes de registo de domínios ".pt".

Este protocolo segue as especificações de uma outra norma internacional, o EPP (Extensible Provisioning Protocol), definida através da linguagem XML e contém comandos de controlo da sessão, pesquisa e alteração de conteúdos.

Com este novo serviço, pretende-se simplificar a comunicação entre os agentes de registo de domínios ."pt" e a FCCN, entidade responsável pelo registo do domínio de topo de Portugal, já que "todo o processo de registo e gestão de domínios fica automatizado havendo uma interacção directa entre os sistemas de informação de ambas as partes, conseguindo-se desta forma uma maior eficiência e redução de custos nestas operações", refere a FCCN num comunicado enviado à imprensa.

A integração do protocolo EPP no ccTLD.PT, irá permitir a um agente de registo o desenvolvimento de uma interface própria comunica directamente, e em tempo real, com o sistema de registo de domínios da FCCN, acrescenta a entidade que gere o domínio de topo ".pt".