A rede da TV Cabo está preparada para oferecer 25Mb e a partir de Setembro deste ano terá condições para adicionar à oferta de TV e Internet voz sobre Internet, adiantou hoje Zeinal Bava, presidente da PT Multimédia.



Em conferência de imprensa, o responsável explicou que o upgrade à rede de cabo do grupo PT está praticamente concluído e que foi acompanhado de um conjunto de medidas que visaram melhorar a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente.



Hoje a operadora de cabo está preparada para adicionar à sua oferta mais largura de banda e saltar para os 25Mb, uma proposta que terá de ser previamente aprovada pelo regulador. A oferta vai seguir para apreciação da Anacom e se receber aprovação será comercializada nos próximos meses.



Em simultâneo, a empresa está a trabalhar na criação de uma oferta triple play que permita adicionar voz aos serviços já existentes, ligando o telefone fixo ao modem de cabo. Para colocar no mercado a oferta é necessário que o regulador estabeleça uma gama de numeração, trabalho que a TV Cabo está a acompanhar, explicou Zeinal Bava.



Em Dezembro, a operadora de cabo vai ainda introduzir uma nova set-top-box que permitirá aceder a um conjunto de serviços digitais mais amplo, oferece um novo Electronic Program Guide (como possibilidade de personalizar a emissão diária) e televisão de alta definição. A TV Cabo pretende acumular esta oferta - que irá suportar a campanha de Natal da empresa - com a disponibilidade da set-top-box da Octal já comercializada.



Entretanto, a empresa arrancou com um piloto - em parceria com a Cisco - que testa uma largura de banda de 100 Mb na rede de cabo. O serviço, que poderá não chegar a ter edição comercial, estará disponível durante o primeiro semestre do próximo ano. A sua comercialização dependerá da evolução do mercado.



No mesmo período a TV Cabo espera ter preparada a rede para suportar televisão de alta definição, uma opção que também evoluirá na medida dos conteúdos que forem ficando disponíveis.



Investimento de 100 milhões de euros na modernização da rede



A modernização da rede de cabo da PT está a merecer um investimento de 100 milhões de euros, adiantou Zeinal Bava, acrescentando que a TV Cabo quer mostrar aos clientes que está a "trabalhar na melhoria da sua oferta actual".



O responsável frisou ainda que a TV Cabo chega actualmente a 2,4 milhões de clientes, número que pretende estender aos 3,5 milhões num período de 12 a 18 meses. Este universo corresponde à totalidade dos lares portugueses.



Na mesma apresentação, Henrique Granadeiro, CEO do grupo, sublinhou que ao longo dos últimos cinco anos (entre 2001 e 2006) a PT investiu 4,8 mil milhões de euros, um valor que duplica a totalidade do investimento realizado no mesmo período por todos os concorrentes da operadora.



De acordo com os números do incumbente, os operadores alternativos (incluindo a OniWay) investiram no período em análise 2,2 mil milhões de euros.



Granadeiro não quis comentar a hipótese de alienação da PT Multimédia, esta semana veiculada pela imprensa, mas adiantou que não está agendada qualquer reunião para discutir o assunto.



Notícias Relacionadas:

2004-09-15 - Rede da TV Cabo totalmente digital até Novembro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.