É uma batalha sem fim. Em dezembro do ano passado, o Twitter anunciava diversas atualizações à sua rede de modo a garantir a segurança dos seus utilizadores. Agora, são anunciadas novas formas de reportar utilizadores que coloquem conteúdos na rede relacionados com automutilação, informações confidenciais ou outro tipo de conteúdos mais sensíveis.

O Twitter sabe que tem um problema com os trolls da Internet - pessoas que inflamam uma discussão ou tentam provocar discórdia de forma propositada -, e foi por isso que nos últimos seis meses reformulou a forma como analisa os relatórios dos seus utilizadores sobre abusos sofridos na rede. Agora, além de rever cinco vezes mais a quantidade de relatórios que lhe chegam por parte dos utilizadores, tem também três vezes mais recursos humanos dedicados a esta vertente.

As novas atualizações de segurança pretendem trazer um maior conforto aos utilizadores. Agora, quem perceber que um utilizador está a sofrer abusos por parte de outro utilizador, poderá logo denunciar essa situação, denúncia essa que antes estava limitada apenas à vítima.

Outra novidade está relacionada com os números de telemóvel. O Twitter vai começar a registar os números móveis dos "trolls" daquela rede, para impedir a criação de múltiplos perfis na plataforma de microblogues.

O problema atual refere que estes abusadores podem facilmente abrir uma nova conta, porém, a identificação do número móvel - opcional, mas necessária para situações de contas limitadas - permitirá que estes utilizadores fiquem impedidos de abrir nova conta.

Ainda que não seja a solução perfeita - um troll pode desistir da atual conta e abrir uma nova sem registar um número móvel - será, certamente, uma forma de identificar mais rapidamente este tipo de utilizadores.

Recentemente o diretor executivo do Twitter, Dick Costolo, disse aos funcionários que a rede social era uma "porcaria" a lidar com os abusos e com os ataques pessoais feitos na plataforma.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico