Elon Musk tem um grande poder de influência na sua presença no Twitter e nos últimos dias a ligação com a rede social estreitou-se com a compra de uma participação de 9,2% no capital da empresa, tornando-o no seu maior acionista. E o magnata acabou mesmo por entrar no conselho de administração do Twitter, prometendo desde logo fazer melhorias à rede social.

Uma das primeiras ações foi fazer uma sondagem junto dos seus milhões de seguidores, perguntando se a rede social deveria permitir editar os tweets. E a resposta foi avassaladora, com mais de 73% a dizer que sim, nos mais de 4,4 milhões de votos.

Elon Musk vai fazer parte do conselho de administração do Twitter e espera fazer melhorias à rede social
Elon Musk vai fazer parte do conselho de administração do Twitter e espera fazer melhorias à rede social
Ver artigo

O certo é que o Twitter acaba de anunciar que está a trabalhar na edição dos tweets, através do responsável pelos produtos de consumo da rede social, Jay Sullivan. O executivo diz que a rede social tem vindo a explorar a forma de oferecer a funcionalidade de edição de uma forma segura. Esta está a ser produzida desde o ano passado e espera começar a trabalhar no laboratório TwitterBlue nos próximos meses. A página de comunicação do Twitter confirmou a funcionalidade afirmando que “não, não tivemos a ideia devido a uma sondagem”, referindo-se à iniciativa de Elon Musk.

Jay Sullivan referiu que a possibilidade de editar as mensagens tem sido a funcionalidade mais pedida no Twitter ao longo dos anos. “Os utilizadores querem ter a possibilidade de reparar erros (por vezes embaraçosos), gaffes e ações feitas de cabeça quente no momento. Atualmente contornam isso apagando o tweet e escrevem novamente”.

Explica ainda que sem coisas como tempo limite, controlo e transparência sobre o que foi editado, a funcionalidade poderá ser utilizada de forma abusiva para alterar o registo de uma conversa pública. Por isso, a proteção da integridade dessa conversa pública tem sido a sua prioridade na abordagem a este projeto.

O Twitter ainda vai demorar algum tempo a adicionar a funcionalidade e vai procurar sempre o feedback e até o pensamento de quem está contra o botão de edição, antes da decisão do lançamento da ferramenta. “Iremos abordar esta funcionalidade com cuidado e com consideração e vamos partilhar atualizações em breve”, salienta Jay Sullivan, concluindo que esta é apenas mais uma funcionalidade que está a ser explorada para dar aos utilizadores mais escolhas e controlo da sua experiência na rede social, procurando manter conversações saudáveis e ajudar as pessoas a estarem mais confortáveis no Twitter.

De recordar que o assunto sobre a edição dos tweets é algo que tem sido discutido há vários anos. Em novembro de 2018, o fundador da rede social, Jack Dorsey, disse que a opção deveria ser desenvolvida da melhor forma, para que não desse origem a erros de maior gravidade. A empresa não queria permitir que um tweet pudesse ser alterado ao ponto de o seu sentido ser completamente alterado.

Editar tweets é uma hipótese em cima da mesa mas tem de ser bem implementada, diz Jack Dorsey
Editar tweets é uma hipótese em cima da mesa mas tem de ser bem implementada, diz Jack Dorsey
Ver artigo

Quanto à entrada de Elon Musk na administração do Twitter, Jack Dorsey manifestou-se em relação à decisão, afirmando que o magnata é alguém que se “preocupa profundamente” com papel do Twitter no mundo. Já o CEO da Tesla e da SpaceX afirmou que espera poder vir a fazer “melhorias significativas” no Twitter ao longo dos próximos meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.