O Twitter está a testar uma nova funcionalidade na versão alpha da aplicação para Android que tem o nome de Fave People. A ferramenta permite acompanhar num separador à parte as publicações de contactos que são marcados como favoritos, ajudando a filtrar esses conteúdos das restantes publicações.

O Twitter é conhecido pela difusão rápida de pequenas mensagens e seguir apenas um punhado de empresas, marcas e pessoas pode significar receber centenas de tweets por dia. Para facilitar a navegação entre mensagens de pessoas que realmente importam para os utilizadores, a rede social está a testar o Fave People.

Esta funcionalidade acaba por ser uma forma mais refinada de segmentação comparativamente às Listas que já são possíveis definir no Twitter. O Fave People permite ainda ativar ou desativar notificações relativamente às publicações de determinados contactos. Imagine por exemplo ser notificado de todos as mensagens publicadas por jogadores de futebol preferidos de determinada equipa nas horas que antecedem e procedem um jogo.

Como a nova funcionalidade está em versão alpha é possível que ainda venha a sofrer grandes alterações antes de chegar na sua forma final ao grande público. Também pode acontecer que a ferramenta não ganhe adesão e seja "apagada", como escreve o Tech Crunch.

A rede de microblogues acaba por adotar também uma estratégia de segmentação de conteúdos, um pouco à semelhança do que o Facebook tem feito nos últimos tempos. Mas em vez de dar a opção de escolha aos utilizadores, como o Twitter está a fazer, na maior rede social do mundo a segmentação tem sido feita via algoritmo.

O Twitter tenta assim apresentar novas funcionalidades, uma estratégia que é preciso seguir para manter a confiança dos investidores em alta. Recorde-se que a rede dos 140 caracteres entrou para a bolsa de valores em 2013 e que desde então tem sofrido alguma pressão dos mercados para apresentar-se mais competitiva e mais rentável.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico