O Twitter anunciou oficialmente o mais do que anunciado Twitter #music, um serviço que permite descobrir canções e artistas baseado nos seguidores e nas recomendações feitas pela rede de contactos de um determinado utilizador. A nova funcionalidade está disponível em versão Web e também para iOS.

O motor de recomendações também sugere músicas consoante os artistas ou canções que estejam em tendência por ação dos restantes utilizadores mundiais da plataforma social. Além de recomendar, a aplicação também permite fazer streaming da canção a partir da app #music.

A nova ferramenta do ecossistema Twitter permite ligação aos serviços iTunes - por definição -, Spotify e Rdio, a partir dos quais é possível fazer uma reprodução parcial ou total das canções, dependendo do tipo de conta que cada um possui.

O serviço Twitter #music está dividido em quatro separadores: Popular, Emergentes, Sugeridas e Agora a Tocar. As duas últimas categorias são as que fazem sugestões baseadas nos gostos e escolhas dos contactos mais próximos.

[caption]Twitter Music[/caption]

Para já os utilizadores Android só podem experimentar o serviço na Web. Dada a parceria que o Twitter tem com a Apple desde o lançamento do iOS 5 não é de espantar que Tim Cook e Dick Costolo, diretores executivos da Apple e Twitter, tenham acordado uma exclusividade temporária do serviço.

A aplicação esteve para ser lançada na sexta-feira passada, 13 de abril, como avançaram muitos meios de comunicação mas o Twitter acabou apenas por disponibilizar a página inoperacional do serviço. Durante o fim de semana o #music ficou depois disponível para um grupo restrito de artistas e hoje, 18 de abril, pode ser acedido nos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália.

O TeK experimentou a versão Web e conseguiu autenticar-se, mas não havia qualquer sugestão de música.

[caption]Twitter Music[/caption]

O Twitter promete alargar o serviço a mais países e já garantiu que uma aplicação para Android vai ser desenvolvida.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico