Dick Costolo, conselheiro delegado do Twitter, diz que o universo de utilizadores da rede social deve ser considerado em três ciclos distintos. Aos utilizadores ativos todos os meses, 284 milhões de acordo com a última contagem da empresa, juntam-se outros 500 milhões que consultam e seguem perfis e comentários publicados no site, sem estarem registados na plataforma através da sua própria conta.



Os responsáveis do Twitter falam ainda na existência de um terceiro ciclo de utilizadores da rede social, onde colocam as pessoas que mantêm contacto com a plataforma por terem acesso a publicações em páginas web ou em vídeos. Juntando todos estes círculos a audiência do Twitter alcançará qualquer coisa como 1,3 mil milhões de utilizadores todos os meses.



A estratégia da companhia no médio prazo passa por tentar captar para a plataforma quem a segue "na sombra", sobretudo os 500 milhões de utilizadores que procuram ativamente conteúdos publicados por quem está no serviço.



Para o fazer a empresa pretende lançar um sistema de registo e criação de timelines simplificado (Instant Timeline) que permita, de forma rápida, selecionar pessoas e temas de interesse para seguir. As revelações foram feitas no Twitter Analyst Day, que teve lugar esta quarta-feira, e estão a ser citadas pela imprensa internacional.



Nos planos da empresa, que em bolsa tem mantido uma performance moderada e com isso uma capacidade pouco expressiva para atrair novos investidores, está também o desenvolvimento de novas aplicações que vivam em torno da plataforma principal, como é o caso do Vine, adquirido em 2012. O vídeo é outra aposta forte da rede social, que progressivamente pretende converter o texto, hoje a principal forma de interação na plataforma, em multimédia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico