As redes sociais já não se podem dar ao luxo de apresentar apenas os números dos utilizadores que têm registados. Utilizadores mensais ativos é a métrica mínima exigível. E neste campo o Twitter tem perdido algum terreno para outras redes sociais mais "jovens" como são os casos do Instagram e do Snapchat.

Para alguns analistas existem problemas básicos com a rede de microblogues, como é o caso da página de autenticação. E o Twitter parece estar a dar atenção às críticas já que estará a testar uma nova landing page.

Aqui em baixo os utilizadores vão poder ver como é atualmente e como é a versão que está a ser testada - não sendo certo de que venha de facto a ser a opção a mostrar ao "grande público".

Pela imagem revelada é possível ver que o Twitter vai colocar alguns perfis em destaque, divididos por categorias de interesse, além de também reservar um espaço para os tópicos mais falados do momento.

Com esta mudança o Twitter não tem como objetivo primário conquistar novos utilizadores - ainda que fossem sempre bem-vindos. A ideia passa por conseguir segurar os utilizadores que já tem registados, mas que dão pouco uso à rede social.

De acordo com o Mashable, cerca de 125 milhões de pessoas acedem à página do Twitter, mas nunca chegam a fazer a autenticação - o que representa um enorme desperdício para a rede social.

Sobretudo numa altura em que concorrentes como o Instagram continuam a apresentar níveis de crescimento significativos - a rede social das fotografias com filtros tem atualmente 300 milhões de contas ativas.

Recentemente o Twitter apresentou outras novidades - como a possibilidade de conversas em grupos fechados e de fazer o carregamento de vídeos diretamente na rede social. A cotada, que tem recebido alguma pressão dos investidores ao nível do crescimento, está a tentar criar novas formas de interação entre os seus quase 250 milhões de utilizadores ativos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.