As redes sociais já não se podem dar ao luxo de apresentar apenas os números dos utilizadores que têm registados. Utilizadores mensais ativos é a métrica mínima exigível. E neste campo o Twitter tem perdido algum terreno para outras redes sociais mais "jovens" como são os casos do Instagram e do Snapchat.

Para alguns analistas existem problemas básicos com a rede de microblogues, como é o caso da página de autenticação. E o Twitter parece estar a dar atenção às críticas já que estará a testar uma nova landing page.

Aqui em baixo os utilizadores vão poder ver como é atualmente e como é a versão que está a ser testada - não sendo certo de que venha de facto a ser a opção a mostrar ao "grande público".

Pela imagem revelada é possível ver que o Twitter vai colocar alguns perfis em destaque, divididos por categorias de interesse, além de também reservar um espaço para os tópicos mais falados do momento.

Com esta mudança o Twitter não tem como objetivo primário conquistar novos utilizadores - ainda que fossem sempre bem-vindos. A ideia passa por conseguir segurar os utilizadores que já tem registados, mas que dão pouco uso à rede social.

De acordo com o Mashable, cerca de 125 milhões de pessoas acedem à página do Twitter, mas nunca chegam a fazer a autenticação - o que representa um enorme desperdício para a rede social.

Sobretudo numa altura em que concorrentes como o Instagram continuam a apresentar níveis de crescimento significativos - a rede social das fotografias com filtros tem atualmente 300 milhões de contas ativas.

Recentemente o Twitter apresentou outras novidades - como a possibilidade de conversas em grupos fechados e de fazer o carregamento de vídeos diretamente na rede social. A cotada, que tem recebido alguma pressão dos investidores ao nível do crescimento, está a tentar criar novas formas de interação entre os seus quase 250 milhões de utilizadores ativos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico