O Twitter está a testar uma nova funcionalidade que permite reduzir o alcance das publicações a um grupo restrito de seguidores. A novidade chama-se Twitter Circle e, como confirmou a empresa numa publicação na rede social, já está a ser experimentada por alguns utilizadores. A empresa não revelou quando ou se pretende expandir a opção a todo o universo de utilizadores da rede social.

O Circle permite definir um número máximo de destinatários para determinadas mensagens, que pode ir até 150 pessoas. Este tipo de opção já existe noutras plataformas concorrentes permitindo aos utilizadores direcionarem melhor a sua comunicação ou conseguirem tratar alguns temas de modo mais privado, mantendo a comunicação num círculo mais chegado.

O próprio Twitter já tem algumas ferramentas para limitar o alcance das publicações, como a funcionalidade que permite ao dono de uma conta controlar quem pode responder às suas publicações, mesmo para conteúdos já publicados.

Esta é uma das primeiras novidades conhecidas da plataforma já na era Elon Musk, que recentemente comprou a rede social e que se sabe tem planos para algumas mudanças importantes no serviço. O que ainda não se sabe é que mudanças vão ser essas, mas uma publicação feita esta terça-feira pelo bilionário na rede social pode ter levantado um pouco do véu em relação àquilo que aí vem.

Na publicação, Musk esclareceu que tem intenções de manter o Twitter uma plataforma de acesso gratuito para o público em geral, mas admitiu que contas comerciais e de governos podem vir a ser sujeitas a um “pequeno custo”. A mensagem pode ser interpretada como uma intenção de lançar um novo modelo de subscrição da plataforma para alguns perfis de utilizadores, mas para já não há mais informação.

Entretanto vale a pena dizer que o Twitter já tem uma opção de subscrição em alguns países, o Twitter Blue, que inclui algumas funcionalidades extra, como a possibilidade de desfazer tweet, pastas de favoritos, navegação personalizada e ícones personalizados. Tem uma mensalidade de 3 dólares este serviço premium.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.