A bolsa de Nova Iorque e o índice tecnológico Nasdaq suspenderam hoje a cotação do Twitter em bolsa, estando à espera de "notícias", numa altura em que o título se valorizava à volta dos 5,5%, segundo a agência Efe.

Elon Musk, fundador da Tesla e o homem mais rico do mundo, ofereceu inicialmente 43 mil milhões de dólares pela empresa, dizendo depois de que dispunha de 46,5 mil milhões de dólares para financiar a operação de compra. Primeiro o milionário tinha comprado uma participação na empresa, tornando-se o maior acionista, mas depois decidiu que isso não era suficiente e avançou com uma proposta de aquisição que "agitou as águas" e gerou desconforto dentro da empresa.

Polémico como sempre, Elon Musk afirmou hoje num tweet que espera que até os seus maiores críticos se mantenham no Twitter, porque é isso que a liberdade de expressão significa.

Nas últimas semanas a "novela" foi intensa e houve ainda um momento de desencontro depois de uma proposta para Elon Musk fazer parte da comissão executiva do Twitter, que foi divulgada numa mensagem do CEO Parag Agrawal, e que foi o próprio multimilionário a recusar, dizendo que não tinha intenções de integrar o executivo da companhia. Isto antecedeu a proposta de compra, que a direção da empresa disse estar a analisar, antes de avançar com uma "pilula envenenada" que tinha o objetivo de bloquear a oferta pública de aquisição.

Que opções tem Elon Musk se não desistir da compra do Twitter?
Que opções tem Elon Musk se não desistir da compra do Twitter?
Ver artigo

Recorde-se que no início do mês de abril Elon Musk comprou 9,2% das ações da rede social e isso fez com que o valor das ações disparasse 7%. Mas a compra teve vários efeitos adicionais, entre os quais o desconforto por parte dos colaboradores da empresa e dos acionistas. Houve mesmo um processo de um dos acionistas que alega que o milionário terá violado a lei no anúncio da compra.

“Investi no Twitter porque acredito no seu potencial para ser a plataforma para a liberdade de expressão em todo o mundo, e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia em funcionamento”, afirma Elon Musk no documento, dirigido ao presidente do Twitter, Bret Taylor. "No entanto, desde que fiz meu investimento, agora percebo que a empresa não prosperará nem responderá a esse imperativo social na sua forma atual. O Twitter precisa de ser transformado numa empresa privada".

15 mil publicações em 10 anos: De que fala afinal Elon Musk, uma das maiores estrelas do Twitter?
15 mil publicações em 10 anos: De que fala afinal Elon Musk, uma das maiores estrelas do Twitter?
Ver artigo

Elon Musk é atualmente o homem mais rico do mundo, segundo a lista da Forbes, e um utilizador entusiástico do Twitter, tendo sido já várias vezes advertido pelos reguladores de mercado em relação aos seus comentários que têm um efeito poderoso no valor das ações das suas empresas mas também de outras companhias no mercado e até de criptomoedas.

Depois de ter comprado uma participação no Twitter

O dono da Tesla e da SpaceX é uma das "estrelas" do Twitter e nos últimos 10 anos publicou mais de 15 mil tweets. A Visual Capitalist analisou as publicações que têm habitualmente milhares de comentários e retweets e que abordam vários temas, de forma mais ou menos irreverente, incluindo um recente desafio ao presidente Putin para resolverem entre ambos o conflito com a Ucrânia.