O Typeform é oficialmente um serviço completo. A empresa deixa ao fim de um ano a designação de beta e o balanço dos primeiros meses são positivos: vários milhares de formulários criados e dois mil milhões de respostas conseguidas através dos mesmos.

O TeK já tinha dado a conhecer com pormenor o projeto no final de 2013: criado por David Okuniev, o Typeform quer revolucionar os formulários online. Na forma como se fazem - simples e cativantes - e na taxa de respostas que conseguem - cerca de 55% dos formulários criados tiveram todas as perguntas respondidas.

Aos utilizadores basta registar e construir um formulário online como se estivessem a montar um puzzle, já que todo o trabalho de HTML é feito de forma automática. A startup está baseada em Barcelona e tem uma "costela" portuguesa assegurada por Pedro Magriço, o responsável pelo marketing online da empresa.

Agora que a fase beta acabou Pedro Magriço partilhou com o TeK alguns números do serviço.

Ao todo existem 47 mil utilizadores registados, 677 dos quais são portugueses e 3.484 são brasileiros. A língua portuguesa tem um relevo grande para o Typeform, sendo o Brasil o terceiro mercado mais importante da plataforma a seguir aos EUA e à Espanha. Japão, Canadá e México são outros países onde a startup tem conseguido uma aceitação positiva.

De acordo com dados fornecidos pela empresa já são mais de 4.000 os questionários criados em português, que geraram 248 mil respostas.

Portugal aparece na 17ª posição dos países com mais utilizadores, mas consegue ocupar a 13ª posição no número de visitas feitas à plataforma, ficando à frente de países como a França e Itália.

Agora que a plataforma saiu da fase beta, o objetivo continua a ser o mesmo - chegar ao maior número possível de pessoas e reinventar os formulários.

Nota de redação: os responsáveis do Typeform disponibilizaram aos leitores do TeK um código de utilização da versão PRO do serviço. O código pode ser validado até 13 de março e a partir da primeira data de utilização, os utilizadores terão três meses para experimentar as funcionalidades profissionais da plataforma.

O código pode ser usado até cem vezes, isto é, os cem primeiros a agarrarem o código são os "felizardos". O código que devem introduzir é: BLGtek03

Bons formulários.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico