Lisboa vai acolher, o primeiro Simpósio de Educação à Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa. O encontro, que é organizado pela Universidade Aberta em parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 30 e 31 de Outubro.



Com esta iniciativa, as entidades organizadores pretendem "postular uma reflexão alargada, que congrace instituições de ensino, agentes políticos, professores e investigadores em torno da educação à distância", nomeadamente no seio das comunidades de países de língua oficial portuguesa.



A Universidade Aberta conta com quase 10 mil alunos, dos quais 20 por cento são provenientes dos PALOPs. É ainda a primeira universidade pública portuguesa, e uma de três na Europa, com todos os cursos de licenciatura e mestrados a serem ministrados em regime de e-learning.



Este modelo pedagógico virtual está a cativar cada vez mais o interesse das instituições de ensino. Um dos exemplos é a Universidade Autónoma de Lisboa, que, na próxima terça-feira, irá apresentar o programa UAL On Line, uma iniciativa que tem como objectivo alargar as fronteiras da universidade respondendo "à preocupação de acesso à informação dos novos públicos".



Com este programa, a UAL quer criar novas soluções de e-learning e propõe-se permitir o acesso instantâneo "aos mais diversos saberes através da utilização das TIC", com recurso a computadores, a PDAs e telefones 3G.



Notícias Relacionadas:

2008-02-29 - Universidade Aberta introduz modelo de eLearning em todos os cursos