Trinta e seis por cento dos organismos da Administração Pública central já disponibilizam formulários online que podem ser remetidos ao serviço pela mesma via, diz um relatório divulgado hoje pela UMIC.



Uma percentagem mais expressiva de organismos públicos, 65 por cento, disponibilizam formulários através da web, mas sem possibilidade de interacção com os serviços.



O documento revela que a totalidade dos organismos públicos centrais dispõem já de ligação à Internet, dois terços dos quais em banda larga e com ligações de velocidade superior aos 512 Kbps, o que representa um crescimento de 38 por cento face ao ano anterior e um crescimento médio anual de 32 por cento desde 2003.



Nove em cada 10 organismos têm já página de Internet e para 24 por cento dos organismos recorrem à Internet para encomendar produtos, num crescimento de 26 por cento face a 2004, revela o inquérito do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento.



A disponibilização de Internet aos trabalhadores é uma política comum a 87 por cento dos organismos inquiridos. Na maioria dos casos (82 por cento) a Internet é usada para pesquisar e recolher informação.



No que se refere às autarquias, o relatório revela que 96 por cento já têm presença na Internet, iniciativa que justificam com a necessidade de divulgar informação institucional (98 por cento), fazer promoção turística (98 por cento) ou divulgar agendas culturais, desportiva e outras actividades municipais (95 por cento).



Oitenta e cinco por cento das câmaras municipais dispõem de ligações à Internet com velocidades superiores a 512 kbps, num crescimento de 66 por cento face ao ano anterior.



Ao nível da segurança, 97 por cento das câmaras municipais possuem software anti-virus e 83 por cento têm firewall. Mesmo assim, 15 por cento das autarquias admitem problemas relacionados com a segurança informática. Destas 76 por cento apontam os vírus informáticos como principal problema.



Setenta por cento das autarquias também já permitem o download de formulários pelo cidadão.


Notícias Relacionadas:

2004-12-29 - Mais de metade das câmaras municipais dispõem de acessos em banda larga
2004-09-16 - Utilização da Internet nas autarquias aproxima-se dos 100%

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.