Os últimos números do BasefBanca da Marktest revelam que perto de 2,2 milhões de portugueses utilizam serviços de Internet banking. O número garante uma penetração de 31,1%, quase um terço dos utilizadores de Internet, e traduz um crescimento que se tem mantido constante desde 2003, quando apenas 11,8% dos internautas com conta bancária recorriam ao balcão virtual do seu banco.



Os dados da empresa de estudos de mercado mostram ainda que são os homens quem mais utiliza os serviços de banda na Internet, bem como a faixa etária entre os 25 e os 44 anos e os internautas inseridos nas classes média alta e alta.



Já numa análise por graus de formação, a análise revela que são os quadros médios superiores quem mais tira partido dos balcões virtuais dos bancos. Entre este grupo 77,4% usam o serviço, um indicador que atira a penetração do serviço para níveis 2,5 vezes superior.



Os dados compilados pela Marktest foram recolhidos já durante o mês de dezembro e foram apurados junto de residentes no continente com 15 ou mais anos e conta bancária.

[caption]banca online - marktest[/caption]

Recorde-se que ainda ontem foram conhecidos dados do Eurostat sobre a utilização da Internet nos Estados membros que atribuíam a Portugal uma taxa de penetração nos serviços de Internet banking 41%, abaixo da média europeia de 54%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico