A Microsoft e a Agência para a Sociedade do Conhecimento assinam hoje um protocolo que oficializa a criação de Academias TIC. A iniciativa, que se insere no Memorando de Entendimento celebrado entre o Estado e a empresa de Bill Gates, tem como objectivo a formação profissionalizante em Tecnologias de Informação e Comunicação junto das instituições de ensino superior e integra a iniciativa das Microsoft IT Academies em Portugal.


Em 2006 foram já criadas três Academias TIC, em Castelo Branco, Setúbal e Leiria, mas o objectivo deste protocolo é que em 2008 o número seja alargado a 35 academias.


O programa quer proporcionar às entidades de ensino superior a organização de formação e certificação em tecnologias da empresa e destina-se a alunos, professores e outros colaboradores da instituição.



No âmbito deste acordo serão desenvolvidas academias em cooperação com empresas do sector que tenham programas para formação e certificação em TIC junto de institutos superiores politécnicos e universidades.



Com este protocolo a Microsoft oferece um curso orientado para o Plano de Actividades de cada IT Academy e compromete-se, sendo essa formação gratuita para um em cada três formadores.



A empresa compromete-se ainda a contribuir para que as instituições do ensino superior interessadas se possam tornar Centros Certificadores de competências e promete apoiar a comunicação das Academias TIC contribuindo para difundir o seu conceito junto do público-alvo. Por último, a Microsoft indica que vai destacar um colaborador para acompanhar e apoiar o desenvolvimento das Microsoft IT Academies em Portugal.



Na sessão de hoje serão partilhadas as experiências das três Academias IT criadas em 2006. Os três pólos já se encontram em funcionamento, em Castelo Branco, Leiria e Setúbal e serviram de base para o desenvolvimento das 35 academias a criar até ao final do próximo ano em todo o país.



A Microsoft indica que "o concretiza um dos compromissos assumidos no Memorando de Entendimento assinado pela Microsoft com o Governo português em 2006, relativo a dinamizar a utilização das TIC e o aumento das qualificações de jovens neste domínio, promovendo a implementação de cursos profissionalizantes em tecnologias Microsoft no sistema de ensino superior, nomeadamente em institutos politécnicos, possibilitando certificações profissionais reconhecidas internacionalmente".



Notícias Relacionadas:

2007-02-16 - Medidas do Memorando entre Microsoft e Governo concretizadas até final do 1º semestre