A UNESCO retirou o patrocínio à iniciativa contra a censura na Internet celebrada hoje pela organização Repórteres sem Fronteiras. Em causa estão as pressões efectuadas por alguns dos países considerados "inimigos da Internet", um motivo suficiente para a UNESCO "não se querer associar às diferentes manifestações organizadas para a ocasião", explica um comunicado.
A organização da ONU para a educação, ciência e cultura, comunicou o abandono da iniciativa ontem à noite, em vésperas de se dar início à jornada de cibermanifestação, em marcha até amanhã às 11 horas, motivando acusações de "cobardia" da RSF.
Fontes da Unesco declararam à agência noticiosa EFE que os conteúdos publicados ontem na página da RSF não respeitavam o acordo a que ambas as entidades tinham chegado e que, apesar do organismo da ONU sublinhar o seu apoio à liberdade de expressão na Internet, não pode "marcar" países em concreto.
Actualmente, existem pelo menos 62 ciberdisidentes presos em todo o mundo. No ano passado, 2,6 mil sites, blogs ou fóruns de discussão foram encerrados por irem contra as políticas do regime em que os autores se encontram.
Notícias Relacionadas:
2008-03-11 - UNESCO assinala dia da liberdade de expressão online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários