A União Europeia resolveu prolongar por mais dois anos o seu programa Safer Internet Action Plan, uma iniciativa com a qual procura banir conteúdos ilegais e pouco pedagógicos na Internet.
A proposta partiu da Comissão Europeia e foi prontamente aceite pelo Conselho e Parlamento Europeus que viram na continuação da implementação do referido programa uma forma previlegiada de promoção de valores como a tolerância e a cidadania no espaço comunitário europeu.
Na prática, este plano passsará pela criação de linhas verdes de telefone onde os conteúdos ilegais na web podem ser denunciados. Além disso, esta medida encoraja a auto-regulação e a criação de sistemas de filtragem de conteúdos nocívos (como o racismo, por exemplo), assim como de classificação dos mesmos (à semelhança do que acontece no cinema e na televisão). Todo este processo será controlado por novos centros, designados Safer Internet Awareness Centers.
Alargando este âmbito, o programa inclui ainda medidas que encorajam a troca de informações e a coordenação entre entidades não governamentais com responsabilidade neste sector que serão sentadas à mesma mesa no fórum Safer Internet. Aí todas as questões acima referidas, incluindo outras como o ciber-crime ou a tranferência de ficheiros peer-to-peer, serão discutidas e avaliadas.
Notícias Relacionadas:
2002-03-26 - Comissão Europeia prolonga Safer Internet Action Plan por mais dois anos
2001-11-08 - Comissão Europeia financia linhas de apoio para promover Internet mais segura
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários