A Universal Pictures prepara-se para começar a lançar filmes em 4K, seguindo assim a estratégia de outros estúdios como a Fox, a Paramount ou a Warner Bros, que já se estrearam no mundo da ultra-resolução.

Até ao fim do ano, a empresa pretende fazer chegar às lojas mais de 100 filmes neste formato, que serão comercializados tanto em Blu-Ray como em formatos digitais. Everest, Lucy e Lone Survivor serão alguns dos primeiros títulos a ser lançados em 4K. Warcraft e Jason Bourne, que ainda não estrearam, também se juntarão, mais tarde, ao leque.

"A impressionante resolução do formato [...] habilita-nos a entregar ao consumidor uma experiência de visualização completamente diferente, uma experiência que tem a capacidade de potencializar o futuro do entretenimento doméstico", disse Eddie Cunningham, presidente da Universal.

Os preços que serão praticados para estes formatos ainda não foram revelados mas deverão rondar os 30€ por filme. 

O formato 4K oferece o quádruplo da resolução Full 1080p HD e apesar de as marcas já nos terem mostrado ecrãs com uma qualidade superior, o primeiro leitor de Blu-Ray capaz de reproduzir 4K só chegou às lojas em Fevereiro.