A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou hoje um novo sistema de matrículas através da Internet, com o qual pretende reduzir o período de espera no atendimento nos Serviços Académicos internos, segundo asseguraram os responsáveis pela instituição, citados pela agência Lusa.



Até ao próximo dia 10, o serviço estará apenas disponível para aqueles que já são alunos da UBI, quando a partir de 13 de Setembro abrirá à matrícula de novos estudantes.



A validação perante o novo sistema de matrículas online criado pelo Centro de Informática da UBI é feita com base no número de aluno e número do respectivo bilhete de identidade. Antes de tentar a sua inscrição para o novo ano lectivo, o estudante deverá verificar se todas as notas, incluindo melhorias, já foram lançadas, avisa-se a partir do endereço www.academicos.ubi.pt, a partir do qual foi disponibilizado o novo serviço.



Após a identificação do aluno, surgirão de imediato as disciplinas em que o aluno se pode inscrever para o próximo ano lectivo, sendo automaticamente assumidas as de inscrição obrigatória. O sistema desenvolvido é igualmente capaz de apresentar o total de créditos acumulados pelo aluno.



A disponibilização de sistemas de matrícula online faz parte das funcionalidades administrativas de carácter obrigatório, a par do pedido de certidões e inscrições nos exames, que as universidades ligadas à iniciativa e-U Campus Virtuais deverão cumprir até final deste ano (ver Notícias Relacionadas).



As metas calendarizadas pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), promotora do projecto governamental, apontavam para que no final deste ano as instituições de ensino superior tenham as suas redes wireless montadas e preenchidas com um conjunto de conteúdos. Entre as funcionalidades mais aguardadas contam-se a disponibilização dos conteúdos das aulas, notas e programas das cadeiras via Internet.



Notícias Relacionadas:

2004-01-16 - Venda de portáteis com apoios e-U cresce 53% entre Novembro e Dezembro