O programa Escola Digital está direcionado para os alunos do ensino obrigatório e é através dele que o Governo está a fazer a compra de computadores, que permitam aos alunos neste percurso letivo acompanhar as aulas à distância.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) quer ver a medida alargada ao ensino superior e vai aproveitar a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência para propor alterações no pacote ao Governo, que permitam a extensão do apoio também a quem estuda nas universidades. 

“Também existem problemas tecnológicos” no ensino superior e “dificuldades em chegar a alguns estudantes”, por falta de acesso destes alunos a equipamentos informáticos e ligações à internet, defendeu António Sousa Pereira, presidente do CRUP, em declaração ao jornal Público. O responsável sunlinhou ainda a necessidade de implementar um programa de formação dos professores, que lhes permita responder às especificidades do ensino digital. 

O ensino superior não é visado no programa de transição digital previsto no Plano de Recuperação e cabimentado com uma verba de 2,8 mil milhões de euros para facilitar processos de digitalização em diferentes áreas da sociedade. O responsável defende que este escalão de ensino deve “concorrer em igualdade de circunstância com os outros organismos da Administração Pública e com outros graus de ensino” aos fundos que vão ficar disponíveis. “Não há razão para que o ensino superior seja deixado de fora”, acrescentou ao diário António Pereira.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.