Um estudo realizado pela Financial Insights sobre o mercado financeiro conclui que o Instant Messaging se tornou "parte integral das comunicações diárias entre clientes, empregados e colegas" e alerta os bancos e instituições financeiras em geral para a necessidade de regulamentarem o uso destes serviços.



O documento sublinha o facto de muitos utilizadores recorrerem a plataformas comerciais que não permitem às empresas ter qualquer controle ou registo sobre a informação veiculada por esta via, muitas vezes estendida aos clientes, refere um comunicado da IDC, holding da Financial Insights.



O relatório intitulado "Instant Messaging on Wall Street" concretiza uma série de medidas que poderão ser tomadas pelas instituições financeiras, quer para controlar o uso do Instant Messaging, quer no que respeita à regulamentação a criar e a observar. Questões sobre a tecnologia a utilizar pelas empresas e fornecedores de serviços disponíveis, são igualmente mencionadas.



"O Instant Messaging tornou-se tão popular como o email mas as empresas não podem permitir que os seus funcionários tomem a iniciativa de instalar o AOL ou o Yahoo Messanger, sem qualquer controle por parte da empresa", refere o comunicado citando um dos consultores. Os autores do estudo consideram importante que as empresas estejam esclarecidas relativamente à regulamentação afecta ao uso do IM assim como assegurar a tecnologia necessária para que essa regulamentação seja seguida.



Nos Estados Unidos a discussão sobre a regulamentação do uso de Instant Messaging já dura a algum tempo e no mês passado a National Association of Securities Dealers (NASD), enviou cartas a cerca de 5.300 corretoras, suas associadas, dando-lhes conta da necessidade de guardarem os registos das suas conversas com clientes durante pelo menos três anos.



Segundo esta, é indispensável o uso de IM desenhados à medida das empresas permitindo o armazenamento da informação trocada. Nos Estados Unidos este sistema é também aplicável ao uso de email no sector financeiro.



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