O site de leilões online eBay decidiu investir num novo modelo de transacção em alternativa ao seu tradicional formato de licitação, apresentando desde o início da semana a possibilidade de atribuição de preços fixos aos items em negociação.



A eBay já facilitava a venda instantânea de produtos, tanto através do Half.com, um site adquirido em 2000, como através da opção "Buy It Now", que já reúne mais de um terço de todos os items listados no portal.



Optando pela "Buy it Now", os vendedores podem estabelecer um preço para determinado item listado e a venda termina se alguém oferecer aquele valor. No caso de ser oferecido uma quantia mais baixa do que o preço estabelecido, a opção Buy It Now é cancelada e a venda transforma-se num leilão.



Embora a opção Buy It Now se mantenha, com a nova aposta da eBay os utilizadores poderão vender os seus items a um preço fixo, sem que exista a possibilidade da transacção se transformar em leilão: ou o produto é vendido pelo preço estabelecido ou não se vende.



Notícias Relacionadas:

2002-01-18 - eBay aumenta comissões nos leilões online

2002-04-29 - eBay encerra email de contacto com os seus clientes

2000-06-14 - eBay vai adquirir a Half.com