Os utilizadores de redes sociais estão mais sensíveis para as questões da privacidade e mais preocupados com a sua reputação online, revela um estudo da Pew Internet. A pesquisa realizou-se apenas nos Estados Unidos, mas tendo em conta a percentagem de utilizadores do Facebook proveniente daquele mercado, os resultados evidenciam uma tendência.



De acordo com a pesquisa, o número de utilizadores que no ano passado - quando o estudo se realizou - se preocupava em apagar comentários do seu perfil, ou apagar amigos, aumentou. Os cuidados relativamente a quem acede ao perfil e à informação que lá está guardada seguiram a mesma tendência e são hoje maiores.



Em 2009 26% dos inquiridos pela Pew preocupavam-se em apagar comentário do seu perfil. Em 2011 o número aumentou para 44%. Há dois anos um pouco mais de 30% dos utilizadores do Facebook apagavam amigos do Facebook. Hoje 56% admitem esta prática.



A pesquisa também revela que as preocupações com a privacidade são mais evidentes nas mulheres. Entre elas 67% abrem o seu perfil apenas a amigos. Entre eles só 48% têm a mesma opção.



A pesquisa da Pew teve por base 2.277 entrevistas telefónicas realizadas entre abril e maio de 2011. Também mostra que os cuidados com a privacidade são idênticos entre grupos etários: a percentagem de jovens que limitam o acesso a informações de perfil é idêntica à percentagem de adultos que o fazem. Em ambos os grupos cerca de 60% dos utilizadores limitam a informação de perfil apenas a amigos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira