Um problema técnico com uma das bases de dados do serviço online impediu milhares de utilizadores do Facebook de acederem às suas contas durante mais de uma semana, um problema que a empresa garante não estar relacionado com falhas de segurança nem ataques de hackers.

Segundo dados da empresa, menos de 0,05% dos utilizadores terão sido afectados pela falha técnica. No último mês a rede social contava com 300 milhões de utilizadores activos e as contas bloqueadas não terão ultrapassado as 150 mil.

O problema terá tido início a 3 de Outubro mas a situação deverá ser restabelecida durante o dia de hoje, segundo adiantam vários meios de comunicação internacionais que contactaram a empresa.

Numa declaração, Brandee Barker, porta-voz da empresa, lamenta a situação e o inconveniente para os utilizadores, garantindo que serão tomadas medidas extra para garantir a fiabilidade do serviço.

O Facebook garante que os perfis que perderam acesso não foram perdidos nem apagados e que quando os utilizadores retomarem a possibilidade de acederem ao seu perfil este estará completo, embora se possam ter perdido algumas actualizações muito recentes relativos a membros que não foram afectados.