Os utilizadores do Twitter estão na mira dos cibercriminosos. Os laboratórios da Panda Software detectaram uma tentativa de ataque suportada em centenas de contas criadas no Twitter responsáveis por milhares de comentários, onde se esconde o malware que pode desencadear o ataque.

Os comentários relacionam-se com a banda norte-americana Phish e fazem parte do tópico "PhishTube Broadcast" como são em larga escala passaram a figurar na lista dos tópicos mais vistos.

Esta lista de Trending Topics é visível na interface de qualquer utilizador e guarda todos os comentários relacionados com cada tema e a referência a quem os colocou online.

Um utilizador que clique neste tópico em concreto vai ficar exposto à lista de comentários maliciosos publicados nas contas falsas criadas. Nestas contas existem links que apontam para uma falsa página Web de conteúdos pornográficos. A curiosidade para aceder a estes conteúdos desencadeia a instalação de um falso antivírus.

Este falso antivírus é um tipo de adware que finge fazer uma análise ao PC e detectar um problema de segurança que se propõe a resolver através de uma solução que o utilizador pode comprar online. Esta solução não existe e quem acede ao pedido acaba por pagar um produto que não chega a receber.