O novo teste de velocidade da Ookla estreou-se online em novembro com uma funcionalidade que fornece uma análise mais profunda da rede. A Global Speed foi desenvolvida para exibir a velocidade média da internet em todo o mundo, colocando assim em comparação as diferentes velocidades entre rede fixa e móvel em diferentes alturas do ano. Para celebrar o lançamento (e o final de 2017), a empresa disponibilizou um relatório que pormenoriza inúmeras oscilações de velocidade em 2017.

De acordo com o Speedtest, a velocidade móvel de download aumento cerca de 30% ao longo dos últimos 12 meses, ao passo que o upload registou um crescimento de 38,9%. No domínio fixo o cenário também se apresenta risonho, com a internet fixa a aumentar a sua velocidade de download em 31,6% e a de upload em 25,9%.

A média só não é superior devido à fraca infraestrutura de um conjunto reduzido de países. Na verdade, existem cerca de 119 países onde a velocidade da internet móvel é superior ao registo médio de 20.28 Mbps. No que toca às velocidades fixas, a maioria fica abaixo do valor médio.

Os país onde a velocidade de internet móvel mais aumentou no último ano foi o Laos, onde o aumento foi de 249,5%. Vietname, Trinidade e Tobago, Hong Kong e Líbano compõem o top cinco.

Reunião, Guatemala, Gana, Peru e Índia foram os países onde a velocidade móvel beneficiou do maior crescimento.

Porto Rico foi o país onde a velocidade móvel de download mais caiu. O fenómeno é explicado pelas sequelas do furacão Maria, que atingiu o território no passado setembro.

O relatório pode ser consultado ao pormenor através deste link.