O Facebook quer melhorar a experiência dos developers e hoje anunciou um conjunto de melhorias para aqueles que estão a criar apps, de forma a gerirem ativos dos seus negócios no Facebook. As atualizações vão ser lançadas nas próximas semanas.

Uma das novidades é a simplificação do processo de revisão da app com níveis de acesso a dados. A rede social está a substituir os Development Mode e Live Mode para este tipo de aplicações por esta nova forma, que, de acordo com o Facebook, permite otimizar a integração e oferecer mais flexibilidade ao criar e utilizar apps.

No novo modelo existem três níveis de acesso a dados para cada permissão e recurso: o padrão, o avançado e outro sem acesso a dados. O primeiro concede acesso a ativos e dados que o developer ou a qualquer pessoa integrada no negócio possui. As apps do Development Mode e as novas aplicações vão integrar o acesso padrão, concedido automaticamente, a todas as permissões e recursos de negócios. Já as apps do Live Mode passam para o acesso padrão, com qualquer permissão e recursos de negócios não aprovados anteriormente pela App Review.

Facebook admite que mais de 5 mil developers tiveram acesso a dados dos utilizadores
Facebook admite que mais de 5 mil developers tiveram acesso a dados dos utilizadores
Ver artigo

O acesso avançado, para além dos dados concedidos no de padrão, permite o acesso a informações pertencentes a outras empresas ou pessoas. Neste caso, os developers podem submeter o acesso avançado através da App Review para cada permissão e recurso do negócio. As apps do Live Mode vão migrar para o acesso avançado para obter as permissões e os recursos que já foram aprovados pela revisão da app. Todas as permissões e os recursos vão ter acesso padrão concedido automaticamente.

Já no nível sem acesso a dados, os developers podem remover o seu acesso para qualquer permissão ou recurso. No entanto, podem retomar à opção anterior facilmente, se assim o desejarem.

O Facebook explica que com os níveis de acesso, os developers podem "testar e utilizar de forma instantânea permissões e recursos em quaisquer dados" que eles ou qualquer outra pessoa com funções na app ou no negócio tenham. Isto sem ter de passar pela App Review.

Novo recurso para "proteger ainda mais os dados do utilizador" e melhorias da App Review

O Facebook anunciou ainda que está a lançar um novo recurso passível de revisão para apps de negócios, o Business Asset User Profile Access, para aceder a dados do perfil do utilizador através dos ativos dos negócios. As apps de negócios já aprovadas para ter acesso a este tipo de informações vão passar para o acesso avançado.

A rede social está ainda a introduzir outras atualizações para otimizar a revisão de apps, com base no feedback que o Facebook tem recebido. Entre as várias novidades está a consolidação das permissões e dos recursos numa única página, para facilitar o trabalho dos developers, e mais orientações sobre a elegibilidade do acesso padrão em relação à gestão de anúncios através de notificações instantâneas.

Estas novidades surgem numa altura em que a rede social está a lançar várias iniciativas para gerar valor a longo prazo ao developers. O Facebook pretende ainda criar uma plataforma mais segura e sustentável.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.