As vendas mundiais de música através da Internet triplicaram nos primeiros seis meses do ano, passando a fixar-se nos 655 milhões de euros e a representar 6 por cento do total do mercado de música, avançam números da Federação Internacional da Indústria Fonográfica.



O maior crescimento verificou-se no Reino Unido onde foram vendidas 10 milhões de canções através da Internet. A Alemanha foi o segundo maior mercado para a música digital, com vendas de 8,5 milhões de faixas e a França o terceiro com 4 milhões.



Os Estados Unidos continuam no entanto a ser o maior mercado do mundo para a música digital, seguido do Japão, Reino Unido, Alemanha e França.



A organização justifica o crescimento com a banalização dos acessos à Internet em banda larga e o crescimento do número de utilizadores de equipamentos móveis de terceira geração.



A federação acrescenta ainda que o número de downloads legais continua a aumentar o que prova a eficácia das diversas acções realizadas ao longo do ano para desincentivar a pirataria.



Em termos globais as vendas de música caíram 1,9 por cento e o mercado valeu 10.956 milhões de euros, contra 11.122 milhões no primeiro semestre do ano passado.



Notícias Relacionadas:

2005-09-26 - Indústria musical dá nova oportunidade aos swappers


2004-05-27 - Sites de download legal de música continuam a crescer