Os acessos à rede Tor foram bloqueados em toda a Venezuela. A notícia foi avançada esta terça-feira pelo portal Access Now, que cita vários ativistas do país.

De acordo com dados referentes ao tráfego da internet na Venezuela, os acessos à rede Tor aumentaram exponencialmente nas últimas semanas. A tendência poderá ter sido uma resposta ao bloqueio de vários sites, pertencentes a órgãos de comunicação social venezuelanos.

A Venezuela tem uma moeda virtual que se chama Petro e que começa a ser vendida hoje
A Venezuela tem uma moeda virtual que se chama Petro e que começa a ser vendida hoje
Ver artigo

Note que a censura no domínio digital tem sido constante, uma vez que o executivo venezuelano tem subido de nível na forma como veda o acesso a vários pontos da internet. Inicialmente, os portais continuavam acessíveis através de um servidor DNS, mas nenhuma alternativa semelhante parece funcionar atualmente. A rede Tor era um dos últimos redutos da liberdade na internet da Venezuela.

De acordo com Andrés Azpúrua, da Venezuela Inteligente, este é um bloqueio "que requer métodos sofisticados" e configura uma das medidas mais "rígidas" que o governo tomou contra a internet.

Note que a rede Tor foi desenvolvida para fugir a possíveis casos de censura estatal, uma vez que redireciona o tráfego de através de um sistema de servidores voluntários, distribuídos por todo o mundo, o que dificulta qualquer bloqueio ao sistema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.