A Verisign, empresa gestora de domínios de Internet e fornecedora de serviços de segurança na mesma área vai processar o ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, entidade que desde 1998 assume funções de delegação dos direitos de administração nos domínios de Internet, por considerar que aquela entidade agiu para além das suas competências contratuais, interferindo no negócio da Verisign, responsável pela Administração de vários registos de topo.



A queixa, entregue no tribunal distrital da Califórnia, acusa o ICANN de tentar indevidamente regular o negócio da Verisign, violando os acordos estabelecidos com a empresa norte-americana. A Verisign alega que nos termos dos acordos entre as duas entidades, o ICANN deveria assumir um papel de coordenador técnico e não de regulador do sistema de domínios, "papel que decidiu assumir asfixiando a introdução de novos serviços que irão beneficiar os utilizadores de internet e promover o crescimento deste meio".



A Verisign alega que nos últimos anos tem tentado trabalhar com o ICANN de uma forma equilibrada, garantindo ao organismo a autoridade que este necessita para desenvolver as funções técnicas que lhe competem, mas salvaguardando a flexibilidade necessária ao processo de registo e à introdução de novos serviços.



A empresa considera que este equilíbrio está em perigo uma vez que não existe um quadro que defina regras claras para o processo de registo de domínios, tornando o processo mais simples e uniforme, explicou Tom Galvin, vice-presidente da VeriSign para as relações com o Governo.



Notícias Relacionadas:

2002-10-15 - ICANN escolhe Internet Society para operar domínio de topo ".org"


2002-07-30 - ICANN obrigado por tribunal a permitir acesso a arquivos


2002-06-26 - Reforma do ICANN debatida em encontro de Bucareste