A empresa fornecedora de serviços de segurança digital e gestão de domínios Internet, VeriSign, que administra o domínio ".com", ".net" e ".org", afirma que vai passar a cobrar 35 dólares (40,6 euros ou 8 mil escudos) por ano às registrars - empresas que executam o pedido de registo de domínios da Web para colocar uma morada da Net no Domain Name Wait Listing Service - lista de espera para atribuição de moradas extintas -, com reduções de preço para subscrições maiores.



Esta medida consiste, segundo o serviço noticioso News.com, numa revisão da proposta de atribuição de moradas extintas apresentada no início do ano às registrars em que estas iriam pagar para colocar um endereço da Web nessa lista de espera, revendendo depois cada entrada aos consumidores. A Verisign propõe, porém, um período de experimentação de um ano para assegurar que o sistema é de facto o mais indicado e que deverá começar já no final de Março.



Esta nova proposta da empresa reduz o preço inicialmente apresentado de 40 dólares (46 euros ou 9,300 escudos) por morada e que foi duramente criticado na altura por um grande número de registadores que afirmaram que assim não iriam lucrar do serviço.



Espera-se que a lista de espera vá evitar as injustiças na atribuição das moradas já que estas ficam reservadas para a primeira pessoa que a requerer. Caso uma morada não seja renovada e expira, será automaticamente transferida para quem tiver pago a taxa da lista.



Todavia, algumas registrars demonstraram preocupação, receando que as novas regras prejudiquem todos aqueles que adquirir um nome de domínio desactivado, afirmando que preferem o sistema de leilão, segundo o qual quem oferecer mais recebe o domínio.



Mas não é só a VeriSign a enfrentar algum criticismo em relação aos sistemas de atribuição dos domínios de topo. O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers está actualmente a enfrentar os administradores europeus de moradas na Net, que exigem que esta entidade garanta a estabilidade dos servidores que ligam os domínios.



Por outro lado, a NeuLevel e outras empresas de registo têm sido alvo de um processo colectivo que as acusa de utilizar um sistema de lotaria ilícito com as aplicações para as moradas terminadas em ".biz".



Notícias Relacionadas:

2002-01-11 - Presidente do ICANN apoia criação de mais domínios de topo restritos

2002-01-03 - Número de sites e domínios Internet com pequena redução em 2001

2001-11-07 - Acesso e utilização da Internet diminuiu nos últimos meses