A redução do número de utilizadores e do preço das ligações móveis são os motivos apontados pela Wikimedia Foundation para, ao fim de seis anos, decidir descontinuar o programa Wikipedia Zero.
O facto de alguns utilizadores não utilizarem a plataforma, por não terem conhecimento dela, também estará na origem desta decisão, apesar dos esforços realizados na sua divulgação.
Outro dos fatores referido é o de que a oferta por parte das operadoras tem sido vista como um potencial problema para as organizações reguladoras da neutralidade da internet. Por exemplo, em 2014 no Chile, a Subsecretária de Telecomunicações determinou que os serviços a custo-zero como a Wikipedia Zero, que subsidiam o uso de dados móveis, violavam as leis de neutralidade da rede, decretando o seu encerramento nesse ano.
A fundação sem fins lucrativos contabiliza que serviu de base de acesso a mais de 800 milhões de utilizadores desde 2012. Para tornar isso possível, terá feito parceria com 97 operadoras móveis de 72 países.
Ainda não foi revelada a data exata de encerramento da plataforma, apenas havendo a indicação que acontecerá no decorrer deste ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários