A redução do número de utilizadores e do preço das ligações móveis são os motivos apontados pela Wikimedia Foundation para, ao fim de seis anos, decidir descontinuar o programa Wikipedia Zero.

O facto de alguns utilizadores não utilizarem a plataforma, por não terem conhecimento dela, também estará na origem desta decisão, apesar dos esforços realizados na sua divulgação.

Outro dos fatores referido é o de que a oferta por parte das operadoras tem sido vista como um potencial problema para as organizações reguladoras da neutralidade da internet. Por exemplo, em 2014 no Chile, a Subsecretária de Telecomunicações determinou que os serviços a custo-zero como a Wikipedia Zero, que subsidiam o uso de dados móveis, violavam as leis de neutralidade da rede, decretando o seu encerramento nesse ano.

A fundação sem fins lucrativos contabiliza que serviu de base de acesso a mais de 800 milhões de utilizadores desde 2012. Para tornar isso possível, terá feito parceria com 97 operadoras móveis de 72 países.

Ainda não foi revelada a data exata de encerramento da plataforma, apenas havendo a indicação que acontecerá no decorrer deste ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.