Depois do convite enviado à imprensa e da primeira fornada de rumores, começam a surgir informações mais credíveis e que reforçam a existência de um ecrã inicial completamente dominado pelo Facebook. Mas em vez de uma ROM customizada, o Facebook Home pode ser apenas a app tradicional da rede social com um launcher incluído.

O Android Police teve acesso a uma alegada versão de programadores do Facebook Home e procedeu ao seu desmantelamento. No ficheiro build.prop foram encontradas informações que dizem respeito ao dispositivo para o qual o APK é destinado - um smartphone da HTC como já tinha sido adiantado ontem, que dá pelo nome de Myst.

O telemóvel tem um ecrã de 4,3 polegadas com uma resolução HD, um processador MSM8960 de dois núcleos, 1GB de RAM, sensor fotográfico de cinco megapixéis e Bluetooth 4.0. Nas informações conseguidas existe referência de que o smartphone está vinculado à AT&T, operadora norte-americana de telecomunicações, o que em caso de confirmação do equipamento não revela se também vai chegar aos países europeus.

A nível de software o telemóvel está equipado com Android 4.1.2 e Sense 4.5 da HTC.

Pelos outros ficheiros que compõe a versão de programadores foi possível conseguir algumas imagens de ícones que podem compor o launcher e o logótipo com o nome ofical do serviço que pode vir a ser apresentado.

[caption]Facebook Launcher[/caption]

[caption]Facebook Launcher[/caption]

[caption]Facebook Launcher[/caption]

Todas as pistas indicam que o Facebook Home vai funcionar como uma página inicial e que pode até vir a estar disponível para instalar noutros dispositivos Android como aplicação independente, mas com um menor grau de integração relativamente ao que existe no HTC Myst. O Facebook Messenger e o Facebook Camera parecem ser duas apps que também vão constituir o pacote que vai transformar o telemóvel num centro de notificações e partilha social.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico